Paris é sim tudo isso e muito mais.

por Kelqz - Consumenos

Acabou o ano e eu não tinha acabado de escrever todos os posts sobre minha viagem, até rolou meio que sem planejar uma outra viagem pra Espanha nesse meio tempo, mas é assunto pra outro post.

Eu confesso que não era a super fã de Paris. A lista de lugares que quero conhecer no mundo tinha Londres, Praga, Bali, Austrália, mas Paris estava bem lá em baixo. Eu até ficava sem entender porque as pessoas falavam tanto e tanto de lá, até que paguei pra ver.

O nosso trajeto foi Roma > Beauvais, chegando lá pegamos o transfer oficial que nos deixou na cidade. Pegamos o metrô e fomos direto pra Charone, o bairro que nosso host morava. É um bairro residencial, tipicamente francês e nada turístico. Quando subi as escadas do metrô e olhei a rua não acreditei, foi o meu primeiro contato com Paris e eu já estava apaixonada. Naquele momento eu entendi o que todo mundo falava sobre a cidade, sobre a magia do lugar. Parece loucura, mas foi assim que aconteceu.

O nosso host foi um caso a parte e um dos motivos principais que fizeram a minha estadia incrível. Ele é francês, mas nasceu no Rio de Janeiro. A família toda é francesa, ele foi o único que nasceu fora e se sente especial por isso, mas ele veio embora ainda muito pequeno e por isso não fala português fluentemente. Então, ele decidiu usar o couchsurfing pra ter um contato com pessoas que falam português e praticar. Ele nunca mais voltou no Brasil, apesar de amar muito a nossa cultura e ter muito orgulho de ter nascido lá. E gente, não sei de onde saiu essa história de que os franceses são grossos.

Ele foi uma pessoa extremamente incrível todos os dias! Super gentil, solicito e respeitoso. Fez de tudo para que eu e minha amiga se sentíssemos em casa, incluindo super café da manhã franceses e jantas super caprichadas. Fez raclete, crepe, e por aí vai. Tudo muito gostoso e refinado, como a França é. Eu não sou lá uma pessoa muito ~chique~ então eu não sabia mesmo como comer algumas coisas, acabei pagando uns micos de etiqueta, mas como ele falava: “Não sou príncipe Charles, aqui na minha casa você come como quiser” Ultra fofo, haha :p

No geral, eu não achei Paris um lugar tããããão mais caro assim não. As pessoas falavam de um jeito que eu estava esperando uma super facada. Claro que eu não posso ser usada como base, porque fiquei em couchsurfing e comia muito sanduiche de supermercado, mas deu pra experimentar comida local sim sem morrer no bolso: macarons, crepes, quiches, um bolo estranho que não lembro o nome, e por aí vai. Como lugar pra comprar Macaron, recomendo a rede Paul, comprei uma caixinha super linda com 6 sabores por 8 euros e alguma coisa. Outra coisa que facilitou a vida e a economia foi o fato de eu ter visto europeu e ser menor de 25 anos: atrações quase todas de graça!

Quando fui, era época pré natal então estava acontecendo na Champs Elysées uma feirinha de natal com produtos típicos. Bem legal, acho que acontece todo o ano. Sobre a cidade: Maravilhosa, incrível. Minha paixão inicial só aumentou conforme os dias foram passando. O museu que mais gostei foi de longe o D’orsay. Achei o Louvre muito grande, se torna cansativo. Na minha opinião ele podia ser dividido em três museus menores. Versalhes eu gostei muito, mas acho que deve ser muito mais incrível na primavera. A magia deve aumentar mil vezes.

Falando em época de ano, o outono é lindo e eu amei a cidade nessa época, até porque ela não estava lotada! Sim, Paris relativamente vazia. Ai gente, é outra coisa ver os monumentos sem mil pessoas te empurrando. Não cheguei a subir na torre, mas nem vi fila pra isso, acreditam!??! Outra coisa que amei: Museu do Louvre vazio também, deu pra chegar o mais perto possível da Monalisa, que eu juro que não achei minúscula igual as pessoas dizem! Enfim, a cidade deve ser mesmo incrível e mil vezes mais linda na primavera, mas visitar no outono foi muito bom e não me arrependi da data. Sem estresses com multidões.

Uma coisa que me deixou muito assustada em Paris e que não aconteceu em nenhum outro lugar que visitei antes foi a sensação de insegurança. Antes de viajar vi muitas pessoas explicando todos os tipos de golpes possíveis que acontecem lá, cheguei e vi todos acontecendo ali, na cara dura na frente de todo mundo. O pessoal que fica vendendo souvenir na rua é muito intimidador e começa a te seguir se você perguntar o preço, é uma loucura. Tem golpe da pulseirinha pra tudo que é lado, golpe das assinaturas, golpe de tudo que você imaginar. Ainda bem que já tinha lido tudo antes e fiquei ultra esperta. A pessoa pode me roubar, mas vai ter que fazer um super esforço porque não vacilo não!

É isso, recomendo Paris pra todos. Recomendo muito e recomendo de novo. Me tornei uma das pessoas que eu não entendia, que amavam Paris e queriam voltar a todo custo. No meu caso, quero voltar e conhecer mais da França. As outras cidades que também parecem incríveis.