06 meses de abstinência e reflexão: becky bloom da vida real

por Kelqz - Consumenos

Uma alpargata de oncinha confortável e descolada. Esse é o objeto que vai marcar o fim de uma era e o início de outra que vai durar no mínimo 06 meses.

Eu nunca soube lidar muito bem com dinheiro e nem tive uma educação financeira muito boa. Quando eu era criança, até o período da adolescência eu era considerada “pão dura”. Fui uma criança consciente, não dava birras pra conseguir o que não podia ter (apesar de ficar triste, claro), mas nada de anormal até aí. Lembro até de ser elogiada pela minha mãe por ter esse controle na hora de gastar, coisa que ela não tinha.

O tempo foi passando e eu fui mudando. Quando comecei a trabalhar, trabalhos temporários como promotora, uma amiga minha que tava no ramo já me alertou: “-Dinheiro que vem da promotoria vai embora super rápido” e eu pensei “Que nada! Eu sei me controlar.” Mas eu não sabia.

A partir daí outros trabalhos foram aparecendo, um estágio na minha área e a coisa foi só piorando. Quando fiz 18 anos ganhei meu primeiro cartão de crédito. A conta no banco eu já tinha, mas o cartão foi desbloqueado. O limite que era baixinho, foi aumentando aos poucos conforme eu usava e pra piorar: cartão de crédito internacional. Eu comprei em quase todos os sites da  China que apareciam na minha frente, meu passatempo era ver novas lojas. Até uma pasta na minha barra de favoritos escrito em caixa LOJAS eu criei.

Mas eu não fiquei descontrolada assim só depois que ganhei meu cartão de crédito. Antes disso o meu passatempo com a minha mãe era fazer compras, descobrir bazares pela cidade, comprar, comprar e comprar. Quem lê o que escrevo pode até pensar que somos ricas, mas a realidade é muito diferente.

Uma vez uma conhecida falou: “Eu e minha família nunca vamos ter nada porque compramos tudo que vemos pela frente” e foi como um choque, logo percebi que eu e minha mãe também éramos assim.

Eu sempre fui muito básica pra me vestir, inclusive visto praticamente a mesma roupa todos os dias, mas meu guarda roupa é bem diferente. É L O T A D O de coisas que nunca vesti, ou vesti só uma vez. Coisas que comprei na empolgação e depois vi que não tinham nada a ver comigo com ninguém.

A vida dá voltas, fui fazer intercâmbio e chegando lá percebi que eu podia fazer coisas muito mais interessantes com o meu dinheiro do que estourar o cartão todo mês em sites chineses. Senti um baque terrível de não ter salário e ter que, de novo, esperar minha mãe me dar dinheiro. Mesmo assim não soube administrar bem no começo, lá pro final do meu ano no exterior que estava fazendo os euros renderem de verdade. Hoje encontro com minha ex-roommates e rimos do quanto éramos pão duras lá, a ponto de não comprar algo de 1 euro só pra economizar.

Eu repetia pra todo mundo que a melhor coisa do meu intercâmbio em questão de crescimento e amadurecimento era em relação a dinheiro. Finalmente eu tinha aprendido a como me controlar e a não comprar besteira, etc etc e etc.

MENTIRA!

Voltei há dois meses e já estourei o cartão desse mês. Gastei todo o limite e comprei muitas coisas inúteis. Só que dessa vez a sensação de fazer compra não era mais a mesma. Eu comprava algo e depois me arrependia muito, batia uma tristeza, vontade de chorar. Um misto de sentimentos que mais parece coisa de viciado em substâncias químicas.

Pra piorar isso virou motivo de briga minha com a minha mãe. Cada vez que ela comprava algo eu infernizava ela, dizendo que era errado,que tínhamos outras prioridades, que ela não tinha controle. Até parece que EU tenho algum direito de fazer isso! Saber o pior? Brigava e brigava porque ela estava comprando, assim que eu saía da loja acabava comprando algo pra mim, porque EU posso, porque EU preciso….. Chega!

Nosso apartamento é pequeno e vivemos cercadas pelas várias coisas inúteis que estão aqui. O descontrole é tanto que não é raro encontrar coisas vencidas que nunca foram usadas, já que foram compradas só porque estava barato e depois ninguém lembra que comprou. A bagunça vai crescendo, o monte de coisa entulhada também. Chega, chega, chega!

Eu tinha prometido que ia mudar, esse modo de vista já não me faz feliz, pelo contrário, me entristece cada vez mais. Eu não tenho dívidas e sei que poderia ter me afundado ainda mais, mas se eu não consigo controlar meu salário de estagiária, imagina quando tiver empregada de verdade… É hora de consertar os erros antes que sejam irreversíveis.

É por isso que me propus um desafio enorme, gigante e que pode parecer fácil para alguns, mas para mim será uma fase de muito aprendizado e reeducação.

06 MESES SEM COMPRAR NADA!

Vou cancelar meu cartão de crédito esse mês, e mesmo com dinheiro vivo, não vou comprar nada! Eu sei que não adiantaria propor um tempo sem comprar roupa, porque acabaria comprando maquiagem… A questão é sem comprar NADA, NADA!

Durante 06 meses não irei comprar:

ROUPAS

CALÇADOS

MAQUIAGEM

LIVROS (Salvo livros referentes a faculdade – Já tenho MUITOS livros para ler, muitos inclusive lacrados que comprei em promoção)

DOCES (Chocolates, etc)

BESTEIRAS EM GERAL (Objetos de decoração, coisas fofinhas, etc)

COSMÉTICOS (Salvo exceção: xampu/creme acabou? Compra outro. PROIBIDO comprar e estocar)

PROIBIDO: Comprar qualquer coisa e minha mãe pagar ( Não ia adiantar nada, não é porque não saiu do meu bolso que não deixa de ser minha compra)

PERMITIDO: Presentes para outras pessoas – Comer fora – Ingressos de shows, cinema, teatro, etc – Viajar (sem comprar souvenirs)

Olhei em volta e sei que tenho mais do que preciso. Esse tempo também será um exercício para eu usar as coisas que comprei e deixei de canto, afinal, se não compro novas tenho que usá-las.

A única coisa que vou comprar será um celular, já que o meu estragou e estou me virando com um tablet. Dessa vez, ao invés de parcelar no cartão a perder de vista, vou trabalhar e só depois de juntar todo o dinheiro irei comprar. Sei que vai demorar mais de um mês, mas não estou com pressa. Essa é a proposta do desafio: Quer comprar algo? Junte! Durante o tempo que você está trabalhando pra comprar, pensará muito mais antes de fazer a compra. Sem contar a maravilha que vai ser poder receber o salário no fim do mês e não ter que dar tudo pro cartão de crédito e poder descobrir outras formas de lazer. NO MORE passear no shopping!

A minha mãe não está levando nada a sério, mas esse desafio também será importante para mostrar que eu consigo sim viver uma vida sem juros e excessos. Sei que não tenho direito de brigar com ela pra ela parar de comprar, mas quem sabe eu não consiga ser um exemplo e ela tente pelo menos se controlar um pouco.

DESAFIO NO AR!

Dia 21/04/2015

Último dia que fiz compras no ano de 2015